15 agosto 2011

NFe - O que fazer quando o destinatário não receber o e-mail com os arquivos da NFe?


O Sistema AZApp pode ser configurado para enviar automaticamente um e-mail com os arquivos da NFe anexados, quando a NFe é emitida (veja mais detalhes no Manual: "Email NFe para Cliente" nos Manuais AZApp).
Porém, em alguns casos, o destinatário da mensagem relata que não recebeu o e-mail com os arquivos. O que fazer nesta situação?
Elaboramos a seguir um passo a passo para ser verificado:

A. Verificar se o e-mail foi enviado
A primeira verificação a ser feita é se o e-mail foi enviado através do UniDanfe.


B. Se o e-mail não foi enviado
Caso o e-mail não tenha sido enviado selecionar o mesmo e clicar no botão “Erros” para verificar qual o motivo. Conferir também o e-mail do destinatário. Se estiver errado ajustar e enviar novamente.

C. Se o e-mail foi enviado
Caso o e-mail tenha sido enviado provavelmente o problema esta no destinatário. Verificar com o cliente os seguintes itens:
- se existe algum bloqueio de Firewall que esta barrando o e-mail com anexos 
- se o e-mail esta caindo na Caixa de Lixo ou como Spam Também é bom testar o envio do e-mail para o destinatário apenas com o XML, sem outros anexos. Em alguns casos o e-mail pode ser bloqueado por conter mais de um anexo junto com o XML. 
Para fazer isso é preciso ir no Cadastro do cliente e colocar o endereço de e-mail do destinatário no campo “Só XML” e no campo “Só PDF”, deixando o campo “Envio Normal” em branco. Feito isso enviar o e-mail da Nota Fiscal novamente.

Fonte: Manual AZApp: Email NFe para Cliente, pág. 16

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